sábado, 26 de maio de 2018

A música como um instrumento de inclusão social

   Música para surdos

A primeira vista pode parecer diferente, afinal: música para surdos? Não é de som que se faz música? Pois hoje a gente trouxe exemplos e várias informações que vão abrir sua cabeça em relação à Arte Acessível 😉


Se você é ouvinte, deve estar pensando: como assim, música para surdos?! Se você for surdo, deve saber exatamente do que nós estamos falando. Não só a música, como todas as artes podem (e deveriam!) ser acessíveis para todos que queiram apreciá-las. Para os surdos, a música pode ser sentida de dois jeitos diferentes: ou por meio das vibrações ou com um interprete de Libras.
Os surdos conseguem sentir a música, literalmente, vibrando por todo o seu corpo. Geralmente, para os ouvintes, o som (que é uma onda, que vibra o ar) vibra os ossos e membranas dos ouvidos e essa vibração é decodificada pelo cérebro como sons. Quando você é surdo, você recebe essas mesmas vibrações, mas geralmente, existe algum problema nessa comunicação com o cérebro e o surdo acaba não reconhecendo as vibrações como sons. O que não significa que eles não sentem a música, aliás, eles acabam sendo até mais sensíveis a elas do que os ouvintes 🙂 É isso que permite iniciativas super legais como o Samba com as Mãos, no qual a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo leva surdos para assistirem ao Carnaval Paulistano e sentir a vibração da bateria, ou como a Banda do Silêncio, composta apenas por crianças surdas tocando instrumentos.




     A música pode ser um instrumento de inclusão de pessoas surdas no meio social. Como podemos ver no texto e na imagem, os surdos sentem a música de forma diferente. Com o video quis mostrar que os surdos também tem capacidade de tocar instrumentos musicais e fazer arte. Assim, querendo uma arte mais inclusiva, plural e diversa.

http://blog.handtalk.me/musica-para-surdos/
http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2013/09/1348605-criancas-surdas-usam-a-vibracao-do-som-para-tocar-instrumentos-musicais.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário