Com 26 votos favoráveis, foi aprovado em primeiro turno o projeto do vereador Professor Euler (PSD) que obriga a adaptação de obras cinematográficas para pessoas com deficiência auditiva, utilizando o recurso da legendagem em português nos filmes nacionais e estrangeiros (005.00279.2017).
“5% da população brasileira ou aproximadamente 10 milhões de pessoas têm problemas de audição”, destacou o vereador. Euler agradeceu ao vereador Pier Petruzziello (PTB) pela emenda proposta pela Comissão de Acessibilidade e Direitos da Pessoa com Deficiência. De acordo com a emenda, que foi aprovada com 24 votos, “as exibidoras de obras cinematográficas ficam obrigadas a exibir todas as obras com legendas, em todas as sessões disponíveis ao público”.
Thiago Ferro (PSDB) salientou que existe a instrução normativa 128 da Ancine, que prevê fins semelhantes ao do projeto de Euler, mas o autor do projeto explicou que a determinação da Ancine vai passar a vigorar somente em setembro de 2019, o que não impede que Curitiba se antecipe em um ano. Para Fabiane Rosa (PSDC) é necessário que a Casa se adapte e passe a contar com tradutores de libras. Bruno Pessuti (PSD) explicou que questões técnicas impediram, por enquanto, a implantação do serviço no Legislativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário