Um aplicativo inovador promete ajudar no dia-a-dia de motoristas surdos no trânsito. O SuriCar reconhece sons como ambulâncias, buzinas, apitos e informa ao motorista surdo. Desse modo, garante maior segurança ao condutor ao dirigir. Com o aplicativo, os jovens criadores participarão da Imagine Cup, a maior competição de estudantes do mundo organizada pela Microsoft. É o único projeto representando Minas Gerais na final latino-americana.
Victor Mourthé cursa sistemas de informação na PUC Minas e conta que o projeto surgiu no final de 2016 justamente com o interesse de participar da Imagine Cup. “A equipe é formada por mim, Raquel Almeida (que representa a comunidade surda e validação), Sandro Jerônimo (professor e mentor da nossa equipe). Também temos a equipe técnica que desenvolve toda a inteligência e aplicativo, o Mateus Esteves, Emanuel Carvalho e Lucas Mari”, explica o estudante.
A ideia é bem simples: desenvolver um aplicativo que reconhece sons urbanos do trânsito (ambulância, buzina, apito policial, por exemplo) e mostrar aos motoristas surdos esses perigos que para as outras pessoas, ouvintes, é algo normal.
Porém, a tecnologia era um obstáculo. “É algo realmente difícil de fazer e os meninos tiveram muito trabalho. Eles aprenderam novos conceitos e tecnologias de última geração mesmo, como Inteligência Artificial e Redes Neurais. Ou seja, ideia clara, desenvolvimento complicado. Mas nada que fosse impossível”, completa Victor.
No final, deu tudo muito certo. Veja no vídeo abaixo uma demonstração de como funciona oSuriCar:
Imagine Cup
A Imagine Cup é uma iniciativa da Microsoft e tem objetivo de unir os estudantes de todo o mundo para o compartilhamento de experiências e troca de ideias. Cerca de 200 mil brasileiros já competiram no torneio e nove equipes nacionais já se sagraram campeãs desde sua primeira edição, há 16 anos.
A edição atual da América Latina teve mais de cinco mil participantes e 183 projetos inscritos de 12 países. Para a grande final da competição foram selecionadas 13 equipes de quatro países: Brasil, Argentina, Chile e México. O evento acontece entre os dias 22 e 25 de maior, em São Paulo. Os três melhores projetos irão para Seattle (EUA) para disputarem a final mundial.
Comentário: diante da importância do reconhecimento dos sons que o transito produz, por conta segurança, esse aplicativo é mais uma importante ferramenta para inclusão dos surdos no transito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário